Lista Melhores

Melhores consoles de videogame

Você está na dúvida de qual melhor console de videogame escolher? Cofiramos uma lista especial para ajudar a você a decidir qual levar para casa e desfrutar ao máximo.

Melhores consoles Motivo Onde comprar
1- PlayStation 4 Slim Melhor console geral Melhor preço
2- Xbox One X Melhores gráficos Melhor preço
3- PlayStation 4 Pro Exclusivos e gráficos Melhor preço
4- Xbox One S Melhor custo x benefício Melhor preço
5- Nintendo Switch Melhor portátil Melhor preço

O que analisamos antes de escolher os melhores consoles?

Jogos

A primeira coisa a analisarmos ao escolher o melhor console para você são os jogos, se você quer muito jogar um jogo exclusivo de tal plataforma talvez você não precise saber mais nada para escolher o seu videogame.

Custo x Benefício

Não podemos deixar de lado o preço dos games, o Brasil já é um país que não facilita para nós quando se trata de impostos, então é um fator que levamos em consideração na hora de criar a lista

Capacidade gráfica

Os gráficos são muito importante. Os jogos são uma arte e nada melhor que desfrutar de uma arte que tenha gráficos que nos deixem maravilhados. Por isso foi um fator na hora de levantarmos os melhores consoles para você.

Recursos e suporte

E em último aspecto levamos em consideração também os recursos e suporte como por exemplo a assistência técnica, o multiplayer ou sistema online de cada um, os recursos multimídia e a tradução de jogos.

PlayStation 4 Slim

Sony PlayStation 4 Slim
Sony PlayStation 4 Slim

Pros

  • Jogos exclusivos
  • Suporte nativo

Cons

  • Sistema online

O PS4 Slim é uma variação do console de oitava geração da Sony, o PS4 normal ou como muita gente prefere chamar, PS4 FAT.

Nós optamos em colocar o PS4 Slim em primeiro lugar ao invés do PS4 Pro pois este oferece um custo x benefício melhor do que sua outra versão que falaremos mais adiante.

A atualização fez com que o console ficasse menor mas isso não fez o videogame perder nada em suas principais características, ainda é um console incrível para quem busca uma boa experiência gamer.

Se tratando de desempenho, o PS4 Slim é melhor que seu concorrente direto Xbox One S, porém é inferior ao PS4 Pro e Xbox One X.

Seu hardware conta com um processador AMD Jaguar de 2,1 GHz, 8GB de memória RAM DDR5 e uma placa gráfica com 4,2 TFLOPS.

DualShock 4 é sem sombra de dúvidas o melhor controle que a Sony já fez, a diferença dele para o DualShock 3 está presente em diversos aspectos.

Os gatilhos da parte traseira estão melhores, a distância entre os dois analógicos está maior, um aspecto que fazia o DualShock 3 deixava a desejar. O novo controle conta também com um touchpad frontal que funciona igual o touchpad de notebooks e LED’s que alternam de cores.

A grande crítica em relação ao controle está em suas horas de duração que gira em torno de 3~8 horas, o que é muito menor se comparado ao antigo controle da Sony, o DualShock 3.

Os exclusivos do PS4 são sem sombras de dúvida o melhor motivo para se obter o console, podemos contar com títulos de renome como God Of War, Spiderman, Bloodborne, Uncharted, Horizon Zero Dawn e muitos outros.

Além disso o PS4 conta com muitas outros recursos, como o PlayStation VR que também tem seus exclusivos, a capacidade de utilizar o PS Vita como uma segunda tela, semelhante ao Wii U e a PSN que é a rede online da PlayStation.

Xbox One X

Microsoft Xbox One X
Microsoft Xbox One X

Pros

  • Gráficos poderosos
  • Xbox Game Pass e Live
  • Suporte nativo

Cons

  • Preço do console

O novo sistema Xbox One X da Microsoft é um exemplo perfeito de como a história pode se repetir e, para nós aqui na indústria, assim pode revisões de produtos.

Se tratando de desempenho o Xbox One X é uma poderosa peça de hardware e é capaz de produzir imagens que são verdadeiramente impressionantes de se contemplar, além de todos os benefícios que vamos citar sobre a versão mais modesta do Xbox, o Xbox One S.

Assim que foi iniciada a oitava geração o PS4 com seus 4,2 TFLOPS de poder de computação elevando a experiência de jogo na plataforma da Sony soberbamente em comparação ao Xbox One.

Com isso o PS4 teve resoluções mais altas e framerates melhores, mais efeitos de partículas, melhor física, HDR e mais trazido para jogos em toda a biblioteca PlayStation em comparação ao Xbox One.

E no inicio do ano passado, o PS4 Pro passou a oferecer a melhor opção de áudio e vídeo para os jogos multiplataformas já lançados.

Agora, ou melhor, em novembro de 2017 a Microsoft seguiu a liderança da Sony na liberação de sua própria plataforma Premium, console de primeira camada com o Xbox One X.

É preciso alerta-lo que com grandes poderes vem grandes responsabilidade, confie quando dizemos isso, você definitivamente vai precisar de uma configuração premium para ser capaz de beneficiar plenamente dele.

Observamos que o PS4 Pro foi um exagero para qualquer pessoa que não tem uma TV 4K, e, da mesma forma, o Xbox One X é ainda mais graças à sua ênfase ainda maior no 4K nativo para jogos e multimídia.

Se tratando da televisão você vai precisar de um conjunto que suporta tanto 4K e HDR.

Agora, se como a maioria das pessoas, você ainda está desfrutando de sua televisão HD, seus jogos ainda vão parecer melhor, porque o Xbox One X conta com uma melhora nos gráficos e taxas de framerate(FPS) elevadas em alguns jogos.

É importante lembrar que nem todos os jogos são aprimorados para o Xbox One X, então é preciso pesquisar caso você tenha um jogo específico que queira jogar na versão melhorada.

No final, se você optar pelo Xbox One X, o benefício que você terá te deixará pálido quando ver o que o novo console da Microsoft pode te oferecer.

PlayStation 4 Pro

Sony PlayStation 4 Pro
Sony PlayStation 4 Pro

Pros

  • Gráficos surpreendentes
  • Jogos exclusivos
  • Suporte nativo

Cons

  • Sistema online
  • Preço do console

Se você quer saber se deve comprar o PS4 Pro ao invés do PS4 Slim, basta responder se você tem uma TV 4K, se a resposta for afirmativa então essa é a melhor versão para você.

Mas vale alerta-lo, se você não possui uma TV 4K, o PS4 Pro é um exagero para o que você precisa, a melhor opção seria o PS4 Slim de 1080p.

O PS4 Slim pode ser mais que o suficiente, já que você não terá uma diferença tão grande e pagará bem menos.

Agora se você for um dos poucos que tem uma TV 4K, quando você vivenciar a combinação de 4K, resolução 2160P, cores ricas, contraste deslumbrante entre as partes mais claras e escuras da tela, do efeito HDR. Qualquer jogo vai parecer uma obra de arte.

É evidente que o PS4 Pro tenha uma potência gráfica incrível, segundo console mais forte já feito, perdendo apenas para o Xbox One X, como já foi listado aqui.

O PS4 Pro é a melhor alternativa à quem prefere os jogos exclusivos da Sony e quer desfrutar de uma experiência gráfica melhor, o console chega muito perto do Xbox One X ou um PC gamer com configuração de última geração.

A diferença, é simplesmente pequena quando você considera o preço comparativamente baixo ao do PC e pouco mais baixo ao Xbox One X, mas no console da Sony você se depara com a melhor biblioteca de jogos exclusivos e também multiplataformas.

O PS4 Pro não deixa a desejar se tratando de gráficos, ele cumpre o que oferece.

O console tem um ecossistema de jogos incríveis, uma combinação de multiplataformas e exclusivos que você poderá jogar com gráficos aprimorados da versão mais potente do console.

Em resumo, se você tem uma TV 4K e quer desfrutar dos exclusivos da Sony, ainda sim desfrutando de muitos multiplataformas o PS4 é a melhor opção para você.

Xbox One S

Microsoft Xbox One S
Microsoft Xbox One S

Pros

  • Preço barato
  • Xbox Gamepass e Live
  • Suporte nativo

Cons

  • Gráfico levemente inferior

Xbox One S é o console mais bonito dessa lista, com um design minimalista branco igual neve, ele trouxe um hardware menor que a versão do Xbox One normal sem capar nenhum dos seus recursos.

O controle do Xbox também sempre foi algo muito elogiado, as vezes criticado por conta das pilhas, mas devemos sempre lembrar que você pode comprar o cabo e bateria do controle que vende separadamente.

O Xbox One S possui features maravilhosas em comparação aos outros consoles, podemos destacar primeiramente o Xbox Game Pass que é uma assinatura mensal onde você pode adquirir vários títulos da Microsoft, muito semelhante ao Netflix.

A Microsoft também possui um serviço de assinatura para o Xbox chamado Xbox Live Gold, que serve para você jogar online e em termos de desempenho os servidores são muito melhores que os servidores da PSN, que é alvo de críticas por ter diversos problemas relacionados à estabilidade.

No Xbox Live Gold além de você poder jogar online ter acesso a diversos serviços, o Live Gold também te proporciona três jogos todos mês.

Se você não quer gastar muito em jogos o Xbox One S sem dúvidas é o melhor console para você. É o console mais barato e também no qual você pagará um menor preço por mais jogos e serviços.

Em termos de recursos para os usuários a Microsoft é imbatível.

O Xbox conta com diversos recursos multimídia como por exemplo a capacidade de rodar filmes e séries em 4K, assistir Netflix e muitos outros aplicativos.

Se você gostar de assistir jogos ou streamar, o Xbox também conta mixer, um serviço exclusivo para jogadores Xbox transmitirem sua partida podendo até ganhar dinheiro com isso.

Se tratando de capacidade gráfica o Xbox One S está para o PS4 do mesmo jeito que o PS4 Pro está para Xbox One X, ele tem gráficos pouco inferior ao de PS4, alguns jogos em menor resolução, mas isso só importa se você é muito detalhista, no geral podemos apreciar o Xbox One S da mesma maneira dos demais consoles.

Xbox One S também tem títulos de peso, por mais que em termos de exclusivos muitos falem enalteçam apenas o PlayStation, o Xbox conta com diversos games como por exemplo Halo, Gears of War, Cuphead, Sea of Thieves, State of Decay, Forza, entre muitos outros.

Os multiplataformas também estão disponíveis no console, e no quesito multiplayer a experiência do Xbox Live é muito melhor que a da PSN.

Nintendo Switch

Nintendo Switch
Nintendo Switch

Pros

  • Jogos exclusivos
  • Portátil ou de mesa

Cons

  • Falta de multiplataformas
  • Preço elevados dos jogos
  • Falta de suporte e tradução nativa

O Nintendo Switch vem como aposta da Nintendo para unir o console portátil que na história da Nintendo sempre foi sucesso com o console de mesa que a empresa um deslize com o Wii U.

A Nintendo é a empresa mais reconhecida no mundo dos games com jogos clássicos como Mario, Zelda, Donkey Kong, Super Smash Bros, jogos que a empresa sempre conseguiu trazer geração por geração inovando eles em diversos aspectos.

O novo console da Nintendo fez com que a empresa tivesse que dobrar o trabalho dos funcionários, devido a demanda elevada dele assim que ele lançou.

Atualmente o Nintendo Switch conta com mais de 34 milhões de vendas, segundo a revista Gematsu, quase superando o Xbox One.

Se você quer uma breve apresentação sobre o Nintendo Switch, ele é um videogame, elegante, divertido e inovador.

Ele é uma junção do que o Wii, Wii U e Nintendo 3DS tem de melhor a oferecer em seus hardware.

Ele possui controles de movimento que trouxe do Nintendo Wii, que foi um grande salto no mundo dos games.

A tela no controle do Wii U, muito bem utilizada nos seus jogos em forma de inventário ou mapa, o mesmo recurso também pode ser visto no PS4 com a junção do PS Vita e nos antigos portáteis como Nintendo DS.

E a portabilidade e títulos de jogos que trás em seus portáteis, desde o GameBoy.

O Nintendo switch vem em uma caixa de papelão compacta e retangular, com seus três itens, o Nintendo Switch que é um aparelho portátil parecido com um tablet, os seus novos e inovadores controles chamados joy-con com seus cabos de pulso, seu dock que serve para você transformar o portátil em console de mesa e seus cabos.

O aparelho possui uma tela de 6,2 polegadas com uma resolução de 1280x720p, que são capazes de apresentar gráficos incríveis se tratando de um portátil. E uma resolução full HD quando colocado no modo console através do dock.

Sobre as configurações do Nintendo Switch podemos contar uma CPU/GPU Nvidia Tegra, muito utilizada em alguns tablets, memória de 4GB, 32GB de armazenamento e bateria de 4310mAh que podem durar até 6 horas.

Sobre os jogos uma das maiores críticas ao console da Nintendo é não ter muitos multiplataformas de peso como tem no PS4 e Xbox, como por exemplo The Witcher 3, GTA V, Metal Gear Solid entre outros.

Mas o Nintendo Switch entrega ótimos games exclusivos como por exemplo Zelda - Breath of the Wild, Splatoon 2, Xenoblade Chronicles 2, Fire Emblem Warriors, Super Mario Odyssey e Mario Kart 8 Deluxe.

O principal game da Nintendo é o Zelda - Breath of the wild, que venceu como melhor jogo de 2017.

Como um maravilhoso e interativo jogo de mundo aberto que conta com um mapa enorme, o jogo também apresenta gráficos elegantes ao estilo cellshading, uma trilha sonora de arrepiar e diversos tipos de monstros e itens que você pode equipar no seu personagem.

O jogo também conta com um cenário rico e vivo, onde você pode fazer diversos tipos de coisas, como por exemplo fazer comida, eletrocutar peixes na água e usar diversas estratégias de ambiente para derrotas monstros

Super Mario Odyssey, vem como outro título de peso da série, o personagem mais amado do mundo dos games agora na oitava geração em um jogo muito parecido com o antigo Mario 64 de um dos mais aclamados jogos dos consoles da Nintendo.

O Nintendo Switch veio como aposta da Nintendo para substituir o Wii U, console que foi muito criticado por sua capacidade gráfica inferior aos concorrentes de oitava geração, PS4 e Xbox.

Os principais problemas referente ao Switch são três, os preços, faltas de multiplataformas e suporte nativo.

Embora o preço do aparelho sejá aceitável, não podemos dizer o mesmo dos jogos, os principais títulos em seus lançamentos chegavam a extrapolar o valor de R$300,00.

O console também peca quando se trata de oferecer multiplataformas, o que faz com que o usuário que for adquiri-lo tenha que escolher se quer jogar os exclusivos da Nintendo ou outros games.

E por fim o suporte da Nintendo não é dos melhores, a empresa além de ter saído do Brasil não conta com tradução e em alguns casos nem legendas em seus principais títulos, algo que o Xbox e PS4 já trazem desde a sétima geração.